Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

UGPE capacitou 470 beneficiários do Prosamin+ em 2023, abrindo novas oportunidades de renda às famílias

12 de janeiro de 2024
Compartilhar

As vagas nos cursos seguem a política de estímulo à igualdade de gênero, dando oportunidade a homens e mulheres de forma equitativa  

Foto: Tiago Corrêa – UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas promoveu a capacitação de 470 beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), em 2023, abrindo novas oportunidades de renda às famílias.   

Os contemplados são moradores das áreas do perímetro de obras do Prosamin+, nas comunidades da Sharp, na zona leste, Manaus 2000, na zona sul, e entorno. Também participam dos cursos moradores reassentados em conjuntos habitacionais construídos pelo programa, em etapas passadas.  

As vagas nos cursos oferecidos, conforme explica o titular da UGPE, engenheiro Marcellus Campêlo, seguem a política de estímulo à igualdade de gênero, dando oportunidade a homens e mulheres, de forma equitativa. Do total de pessoas capacitadas nas mais diversas áreas, foram 248 mulheres e 222 homens que passaram pelos cursos de qualificação, organizados pela subcoordenadoria setorial de Projetos Sociais da UGPE.  

Marcellus Campêlo ressalta que a atuação nessa área faz parte do compromisso do Prosamin+, de trazer condições e oportunidades para o desenvolvimento profissional dos beneficiários do programa. “Além disso, há um olhar diferenciado para as mulheres, público que representa 58% dos chefes de família, nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Na maioria dos casos, são as únicas provedoras da casa. Os cursos, portanto, possibilitam que tenham melhores condições de renda e de autonomia, de forma igualitária aos homens”, destaca. 

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, reforça que os cursos contribuem com a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “As capacitações fazem parte da estratégia de sustentabilidade do programa. Os beneficiários aprendem novas profissões e isso resulta na qualificação profissional e na conquista da liberdade financeira”, observa. 

Durante o ano de 2023, foram oferecidos 17 cursos, nas mais diversas áreas, como Oficinas de Chocolate, Fabricação de Detergente, Designer de Sobrancelhas, Atendente de Farmácia, Produção de Enfeites Natalinos e Formação para Barbeiro.  

Moradora do conjunto Residencial Gilberto Mestrinho, na zona sul, Alessandra Conceição Porfírio dos Santos participou do curso de Atendente de Farmácia. Para ela, a possibilidade de aprender um novo ofício lhe trouxe mais conhecimento para que possa buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. “Eu fiz esse curso com o objetivo de aprender uma nova profissão. Adorei os assuntos abordados, a forma como fui tratada. Aprendi até sobre primeiros socorros e pretendo, em breve, trabalhar na área”, afirmou. 

Empoderamento feminino​ 

Foto: Tiago Corrêa – UGPEAs ações direcionadas ao público feminino estão previstas no Plano de Reassentamento da UGPE e são salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do Prosamin+.  

O Prosamin+ prevê o incentivo ao empreendedorismo e geração de renda, principalmente visando às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A meta é entregar pelo menos 96 boxes comerciais, dos 192 previstos para serem implantados através do programa. 

As mulheres têm representação paritária a dos homens na gestão participativa do programa, integrando os Grupos de Apoio Local (GAL), formados por organizações sociais que promovem a participação comunitária nas tomadas de decisões. Hoje, os grupos têm mais de 50% da sua composição formada por mulheres.  

Essas iniciativas complementam o que já vinha sendo praticado nas áreas do Prosamin, como política de proteção à mulher. Um exemplo nesse sentido é que elas têm prioridade na concessão da titularidade dos imóveis construídos pelo programa, uma forma de protegê-las, em casos de separação. 

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima destaca crescimento econômico durante sua gestão

19 de maio de 2025
Amazonas

SSP-AM realiza 9ª Edição do Curso Nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência

19 de maio de 2025
Amazonas

Projeto de construção do aeródromo de Boa Vista do Ramos avança com apoio do Governo do Amazonas

19 de maio de 2025
Amazonas

Avanços do Governo do Amazonas na política de proteção infantojuvenil são apresentados em Brasília

19 de maio de 2025
Amazonas

Pousadas urbanas de pequeno porte poderão ser dispensadas de licenciamento ambiental no Amazonas

19 de maio de 2025
Amazonas

Operação Parintins Mais Segura: Detran-AM aborda 278 veículos e registra oito casos de alcoolemia

19 de maio de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas