Titular da Semig, Ronney Peixoto, foi reconduzido para o biênio 2025-2027
Foto: Divulgação/FNSME
Aconteceu nesta terça-feira (27/05) a 2ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia – FNSME, em Salvador-BA, onde foi realizada eleições para presidência do Fórum e o secretário de estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig), Ronney Peixoto, foi eleito por unanimidade.
Em abril de 2024, Ronney Peixoto assumiu a presidência do Fórum para dar continuidade ao triênio 2023/2025, durante a vacância deixada após o afastamento do presidente Hugo Leal (RJ), solicitado por ele mesmo. Durante esse período, o secretário da Semig, promoveu reuniões assembleias voltadas ao fomento dos setores de mineração e energia priorizando a sustentabilidade.
Um grande marco de sua presidência foi, além de ser o primeiro representante do Amazonas a assumir o cargo, também realizou a Assembleia Geral do Fórum, pela primeira vez, no nosso estado. O evento aconteceu no dia 17 de março deste ano.
“Recebo essa escolha como um reconhecimento do protagonismo e da liderança que o Amazonas tem demonstrado nos setores de Minas e Energia, fruto das diretrizes firmes e visionárias do governador Wilson Lima para o desenvolvimento sustentável desses segmentos em nosso estado”, disse Ronney Peixoto.
Foto: Divulgação/FNSME
Além da eleição, a reunião foi marcada pelo lançamento do Atlas Brasileiro da Transição Energética, apresentado pelo Ministério de Minas e Energia – MME. O documento consolida, de maneira inédita, iniciativas e regulamentações dos estados para promover uma matriz energética mais sustentável e diversificada, reduzindo a dependência de fontes fósseis e mitigando vulnerabilidades climáticas.
Na ocasião, também foram debatidos temas como: cortes de geração no Sistema Interligado Nacional – SIN, competitividade da indústria de fertilizantes, sobre a ótica da mineração, construção do vale do silício da transição energética com o MIT, entre outros.
Também estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Data Centers – ABDC, do Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes – SINPRIFERT, do MIT Technology Review no Brasil, do Instituto Brasileiro De Mineração – IBRAM e do SEBRAE.