Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Relatório Anual de Desmatamento 2024 destaca efetividade das ações de fiscalização do Ipaam no Amazonas

15 de maio de 2025
Compartilhar

Documento nacional revela que 61,8% dos alertas no estado foram associados a autorizações ou medidas de fiscalização

Foto: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio do seu Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), contribuiu com dados essenciais para o Relatório Anual de Desmatamento 2024 (RAD2024), lançado nesta quarta-feira (15/5), em Brasília. O documento aponta que 61,8% dos alertas de desmatamento no estado foram relacionados a autorizações, embargos ou autos de infração emitidos pelo órgão estadual ou federal, evidenciando a efetividade das ações de fiscalização no combate ao desmatamento.

O relatório nacional, disponível no endereço eletrônico https://alerta.mapbiomas.org/relatorio/, é produzido pelo MapBiomas Alerta e representa o mais completo diagnóstico do desmatamento no Brasil, com análises refinadas a partir de imagens de satélite de alta resolução.

Representando o Ipaam no evento, a coordenadora do CMAAP, Priscila Carvalho, destacou a importância da colaboração entre os entes federativos e o papel do Amazonas na consolidação de dados confiáveis.

Foto: Divulgação/Ipaam

“Estou aqui participando do lançamento do Relatório Anual do Desmatamento, que é elaborado pelo MapBiomas, com o agrupamento de dados de todos os estados, do Governo Federal, e também em parceria com o Ipaam, que fornece os dados com todas as nossas autorizações de supressão vegetal e todas as áreas que nós embargamos”, disse a analista ambiental.

Priscila destacou o cruzamento entre os alertas de desmatamento e os dados fornecidos pelo Ipaam, como autorizações de supressão vegetal, embargos e autos de infração. “Com isso, é feito todo um cruzamento de dados entre os alertas de desmatamento e esses nossos dados, em que nós chegamos a um percentual de 61,8% de todos os alertas no ano de 2024 com alguma ação nossa, seja por autorização, embargo ou auto de infração nessas áreas”, disse.

Ela acrescentou que o objetivo do Instituto é avançar ainda mais neste trabalho, aumentando o percentual de resposta a esses alertas por meio de medidas emergenciais. “E o nosso objetivo é ampliar ainda mais neste ano e tentar alcançar 100% desses alertas, considerando inclusive que já estamos atuando com embargos emergenciais de áreas desconhecidas”, completou.

Foto: Divulgação/Ipaam

Dado importante

Outro destaque positivo foi a redução de 9,3% no desmatamento no Amazonas em comparação com 2023, o que reflete o esforço contínuo das equipes de fiscalização e monitoramento ambiental do Amazonas.

Em números absolutos, o desmatamento caiu de cerca de 87,7 mil hectares em 2023 para aproximadamente 79,5 mil hectares em 2024. Essa redução acompanha a tendência observada em toda a Amazônia Legal, resultado da integração entre o monitoramento via satélite, o cruzamento de dados com autorizações e embargos, e as ações emergenciais do Ipaam para conter a supressão ilegal da vegetação.

Foto: Divulgação/Ipaam

Além do lançamento do relatório, Priscila Carvalho também participou da reunião anual do Comitê Técnico do MapBiomas Alerta, que reúne provedores e usuários da plataforma para discutir os próximos desafios do sistema. Durante o encontro, serão apresentadas atualizações e novas funcionalidades da plataforma, bem como propostas de aprimoramento dos processos de validação de alertas.

O MapBiomas Alerta é uma iniciativa que reúne dados de diversos sistemas de monitoramento do desmatamento no país, como o Deter (Inpe), o SAD (Imazon) e outras fontes, cruzando essas informações com limites geográficos, registros no Cadastro Ambiental Rural (CAR), autorizações, embargos e autuações. O objetivo é fornecer subsídios para ações mais eficientes por parte dos órgãos ambientais, gestores públicos, setor produtivo e sociedade civil.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Acolhendo pedido da PGE-AM, Corte Especial do TRF1 confirma competência do Ipaam para licenciamento do ‘Potássio Autazes’

15 de maio de 2025
Amazonas

Caic TEA: Unidade especializada em atendimento de crianças autistas leva alívio às famílias da zona leste de Manaus

15 de maio de 2025
Amazonas

FVS-RCP esclarece que casos em escolas de Iranduba são de varicela, e não de mpox

15 de maio de 2025
Amazonas

Em Humaitá, Governo do Amazonas investimentos para fortalecimento dos setores primário e social

15 de maio de 2025
Amazonas

Kits de bebês: Governo do Amazonas entrega itens de enxoval a grávidas em Humaitá

15 de maio de 2025
Amazonas

PC-AM deflagra Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros e apresenta balanço parcial de 87 prisões por crimes contra crianças e adolescentes

15 de maio de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas