Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

PL de Joana Darc pretende instituir campanha sobre doença genética rara que causa crises de inchaço no corpo

20 de março de 2024
Compartilhar

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 78/2024, de autoria da deputada Joana Darc (UB), que pretende instituir a Campanha de Conscientização e Informação sobre a Doença Angioedema Hereditário (AEH) no Estado. A doença genética é considerada rara e causa crises de inchaço em diferentes partes do corpo, incluindo pés e mãos, genitais, estômago, rosto e garganta.
A campanha busca informar sobre a doença, objetivando fortalecer e expandir o acesso às informações por toda a população, bem como a promoção da saúde na rede pública do Amazonas, em conjunto com a capacitação de seus profissionais, para garantir que as pessoas diagnosticadas sejam acompanhadas por equipe médica especializada, além de receberem orientação psicológica.
“O inchaço nas vias aéreas pode restringir a respiração e causar morte. O AEH tem origem em um problema genético que causa uma deficiência na produção de uma proteína do sangue chamada inibidor de C1. Uma das funções desta proteína é a inibição da produção de bradicinina. Essa deficiência provoca um desequilíbrio bioquímico que acarreta inchaço”, justifica um trecho da propositura.
A maioria dos casos de AEH são passados de forma hereditária – uma pessoa com AEH tem 50% de chance de passar o problema genético aos filhos. No entanto, 25% das pessoas com AEH não têm histórico familiar da doença e a condição tem origem em uma mutação no gene relacionado ao inibidor de C1.
Tipos de Angioedema Hereditário
De acordo com especialistas, o AEH existe em três tipos distintos e são classificadas como: Tipo 1, é a forma mais comum, onde as pessoas têm baixos níveis de inibidor de C1; Tipo 2, onde os níveis de inibidor de C1 estão normais, mas a proteína não funciona como deveria; Tipo 3, onde as pessoas têm níveis e função normais de inibidor de C1, mas apresentam inchaço semelhante aos Tipos I e II.
Segundo estudos, cientistas descobriram que defeitos em outros 3 genes – Fator XII, Angiopoietina-1 e Plasminogênio causam AEH. Importante destacar que, muitas vezes, os médicos têm dificuldade em identificá-la, o que pode acarretar em graves consequências, em razão do diagnóstico tardio.
Sintomas
As crises de angioedema hereditário podem ser desencadeadas por pequenos traumas, estresse, infecções, mudanças bruscas de temperatura, estrógeno e até tratamentos dentários. O inchaço pode ocorrer na região do trauma, mas também em outras partes do corpo. Pode até causar dores abdominais por inchaço das alças intestinais.
O PL de Joana Darc ainda destaca que mulheres com angioedema hereditário não podem fazer uso de anticoncepcional que contenha estrógeno, já que o hormônio pode desencadear as crises. O estrógeno atua nos sistemas controlados pelo inibidor de C1, resultando em aumento de bradicinina.
A proposta pretende, ainda, desenvolver um programa de estímulo e financiamento de pesquisas na área do diagnóstico de angioedema hereditário, para expandir os estudos e pesquisas da etiologia da síndrome, buscando facilitar seu diagnóstico.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Aleam concede Título de Cidadão do Amazonas para o deputado estadual de Roraima, Marcos Jorge de Lima, por meio de propositura do deputado João Luiz

4 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso media painel sobre o Poder Legislativo no 5º Feclam e destaca o papel do vereador

4 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho realiza caminhada de prestação de contas na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus

4 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Sinésio Campos defende proteção à propriedade intelectual dos produtos amazônicos durante palestra do presidente do INPI na Aleam

4 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei para tornar Boa Vista do Ramos a capital amazonense do mel

4 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan avalia que PM chega aos 188 anos com uma série de desafios

4 de abril de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas