A votação para a escolha será em uma urna disponibilizada na sede da FUnATI
FOTO: Julia Maia/FUnATI
Valorizando a cultura do boi-bumbá na Amazônia, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) inicia, nesta terça-feira (27/05), uma votação para escolher o nome do boi-bumbá da instituição, localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
Uma urna será disponibilizada no hall da instituição para que os idosos possam registrar seus votos. Entre as opções disponíveis estão: Ribeirinho e Renascer. Após a escolha do nome, o item irá evoluir na Quarta da Toada, evento promovido pela FUnATI em homenagem à cultura do boi-bumbá no mês de junho.
De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, aproximar as pessoas idosas das artes, música e cultura, é promover um envelhecimento de qualidade.
“É importante para nós fazermos com que as pessoas idosas valorizem a arte, ainda mais estando no Estado de Caprichoso, Garantido e tantas outras manifestações culturais que enriquecem a nossa cultura”, disse.
Boi-bumbá na FUnATI
FOTO: Julia Maia/FUnATI
Em 2021, a instituição lançou a toada “Minha grandeza”, com os vocais do ícone do Festival de Parintins, David Assayag. A música, composta por Marcos Lima e Éder Lima, com produção de Bennett Carlos, reforça a valorização da pessoa idosa na sociedade e será utilizada como tema de evolução do bumbá da FUnATI.
No ano seguinte, a FUnATI levou ao palco do Teatro Amazonas o espetáculo “Exaltação ao Homem da Floresta”, apresentado no pelo Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares da FUnATI e Coral da FUnATI.
A montagem contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre atores do grupo e coralistas, levando ao público a pluralidade da cultura amazônica por meio de itens que compõem o Festival Folclórico de Parintins.