Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas: Quinta noite celebra o humor, a fé e a ancestralidade com espetáculos marcantes no CCPA

17 de julho de 2025
Compartilhar

Público viveu mais uma noite intensa de celebração no Festival Folclórico do Amazonas, com apresentações que uniram tradição, espiritualidade e encantamento popular

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaA quinta noite de festejos do 67º Festival Folclórico do Amazonas, realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no bairro Distrito Industrial, zona sul, teve uma programação recheada de quadrilha, toadas, danças indígenas e internacional. O evento é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Abrindo a noite, a quadrilha cômica Folia e Fuleragem trouxe o tema “Entre sonhos e pesadelos”. A apresentação brincou com o universo da DreamWorks, misturando realidade e fantasia em um espetáculo pensado para o público infantil, com coreografias lúdicas, humor leve e uma construção visual impactante. “Trabalhamos com muito cuidado para manter o tom infantil, e tudo foi construído desde outubro do ano passado”, contou o coreógrafo Rhandy.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaNa sequência, o grupo Garrote Brilho do Campo encantou com o tema “O folclore brasileiro do Bumba Meu Boi ao Boi Bumbá”, celebrando a diversidade do país com toadas, poesia popular e o abraço simbólico entre caboclos, indígenas e ribeirinhos. “Montamos esse boi para brincar, mas deu tão certo que hoje estamos aqui”, disse, emocionado, Jeverson, também conhecido como Artista Cabeça, diretor e fundador do grupo.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Em seguida, o grupo Tribo do Baniwa apresentou o ritual sagrado de Yakumama, a Mãe das Águas, destacando a cosmologia do povo Baniwa. A cerimônia retratada evocou proteção e equilíbrio com a natureza em um espetáculo cheio de significado. “A mensagem é sobre nossos povos originários, que vêm sofrendo com a seca, o desmatamento e as queimadas”, explicou Kadu Alencar, pajé do grupo.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O tom bem-humorado voltou à arena com a quadrilha cômica As Poderosas na Roça, que apresentou “Uma história de amor e humor no São João”. A quadrilha levou leveza e alegria ao público. “A gente mostra que o amor é mais importante que tudo”, disse Loren Ohio, apresentadora do grupo.

Com muito charme e elegância, o grupo de dança internacional Al-Karak celebrou seus 25 anos com o espetáculo “Persépolis, a eterna cidade de Dario”. Inspirados na grandiosidade histórica da cultura persa, os dançarinos levaram à arena uma homenagem à cidade-símbolo das celebrações e conquistas do rei Dario. “Trazer esse conhecimento e essa cultura pra arena não tem preço”, comentou o presidente do grupo, Maico Muniz.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaFechando a noite, o grupo Candomblé Afro apresentou a dança afro-brasileira “Exu: As Sete Chaves do Meu Caminhar”. A performance trouxe uma convocatória à resistência e à valorização das religiões de matriz africana, reverenciando a espiritualidade como força de afirmação e luta. “É muito importante tirar a imagem negativa que existe em cima do Candomblé”, afirmou Eleonardo Rodrigues, vice-diretor do grupo. Para Mãe Lília, participante do grupo, o momento foi de afirmação: “A nossa religião é muito bonita. Juntos nós somos mais fortes”.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaProgramação de quinta-feira

As apresentações continuam nesta quinta-feira (17/07), com mais seis espetáculos no CCPA. A noite começa às 20h com o Garrote Regional Estrelinha. Às 20h50, a quadrilha duelo Mosketeiros na Roça entra em cena; seguida pela quadrilha duelo Pistoleiros na Roça, às 21h40. O Cacetinho Jurupixuna se apresenta às 22h30. Em seguida, às 23h20, a quadrilha duelo Os Intocáveis na Roça anima o público. Encerrando a noite, à 00h10, é a vez da quadrilha duelo Em Busca da Paz.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

JEAs: Maior evento esportivo estudantil do AM inicia sua 46ª edição na Arena Amadeu Teixeira

17 de julho de 2025
Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

17 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

17 de julho de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

17 de julho de 2025
Amazonas

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

17 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta sexta-feira

17 de julho de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas