Um projeto em análise na Câmara dos Deputados pretende impedir que o poder público compre produtos agropecuários produzidos em áreas invadidas. A proposta estabelece uma restrição para contratos de fornecimento firmados por órgãos públicos e relaciona a aquisição da mercadoria à situação do imóvel rural onde ela foi produzida.
Com a medida, a origem da produção passaria a ter relevância na contratação pública. Produtos agropecuários vinculados a áreas ocupadas não poderiam ser adquiridos pelo governo, de acordo com o texto apresentado na Câmara.
A proposta alcança a compra de mercadorias de origem rural, sem alterar, por si só, a titularidade dos imóveis ou os procedimentos destinados a resolver conflitos fundiários. O efeito previsto está concentrado na relação comercial entre fornecedores de produtos agropecuários e o poder público.
Restrição seria aplicada às compras do governo
Atualmente, a discussão sobre a ocupação de um imóvel rural está ligada principalmente à posse, à propriedade e às medidas judiciais ou administrativas relacionadas à área. O projeto acrescenta uma consequência no campo das compras públicas: a impossibilidade de aquisição, pelo governo, de produtos associados a imóveis invadidos.
A regra proposta faria com que a condição da área produtora fosse considerada antes da contratação ou da compra. Assim, além das exigências normalmente previstas para o fornecimento, a origem do produto passaria a integrar a avaliação do negócio celebrado com o poder público.
O objetivo descrito para a proposta é evitar que recursos públicos sejam utilizados na aquisição de produtos agropecuários provenientes de áreas invadidas. A medida estabelece uma ligação direta entre a situação do imóvel rural e a possibilidade de venda da produção a órgãos governamentais.
Produção rural ficaria sujeita a nova verificação
O projeto desloca parte da atenção para a cadeia de origem dos produtos. Em vez de considerar apenas a mercadoria entregue, a administração pública teria de observar também o local em que ela foi produzida e a situação atribuída à área rural.
Esse critério poderia alcançar diferentes formas de contratação pública de produtos agropecuários, conforme a aplicação da regra prevista no projeto. O ponto central do texto é a vedação à compra de itens vinculados a áreas invadidas.
A proposta, portanto, não trata apenas da relação entre o produtor e o imóvel. Ela cria uma condição para que a produção seja aceita em contratos com o governo. O fornecedor que pretendesse vender ao poder público teria de apresentar um produto que não estivesse relacionado a uma área enquadrada na restrição estabelecida pelo projeto.
Impacto sobre fornecedores e órgãos públicos
Para os fornecedores, a aprovação da medida significaria a necessidade de observar a situação do imóvel de origem antes de participar de uma contratação pública. A análise não ficaria limitada às características do produto, à capacidade de entrega ou às demais exigências do contrato.
Para os órgãos públicos, a regra criaria um novo ponto de controle na compra de produtos agropecuários. A administração teria de verificar a procedência da produção e impedir a aquisição quando a mercadoria estivesse vinculada a uma área invadida, nos termos definidos pela proposta.
Esse procedimento dependeria da forma como o texto fosse regulamentado e aplicado caso venha a ser aprovado. O projeto apresentado na Câmara estabelece a restrição, mas a operacionalização da medida dependeria das normas e dos instrumentos adotados para sua execução.
Projeto não substitui medidas sobre conflitos de terra
A proibição prevista está relacionada ao acesso a contratos públicos. Ela não representa, por si só, uma decisão sobre a posse ou a propriedade do imóvel rural nem encerra a disputa fundiária existente na área.
O texto trata da consequência comercial para a produção vinculada ao imóvel. A eventual retirada de ocupantes, o reconhecimento de direitos sobre a terra e as demais providências relacionadas à propriedade seguem dependentes dos instrumentos próprios para cada situação.
Na prática, o projeto cria uma barreira para que produtos de determinadas áreas sejam fornecidos ao governo. A discussão fundiária passa, assim, a ser considerada também no momento da contratação de produtos agropecuários pelo poder público.
Tramitação ainda pode alterar o texto
Como está em análise no Legislativo, a proposta ainda pode ser discutida, modificada ou rejeitada durante a tramitação. O conteúdo final dependerá das etapas de apreciação previstas para projetos de lei e das decisões tomadas pelas instâncias responsáveis pelo exame da matéria.
A aprovação do projeto também exigiria a definição de como os órgãos públicos identificariam a origem dos produtos e quais documentos seriam aceitos para comprovar a situação do imóvel rural. Esses procedimentos são relevantes para a aplicação da regra, mas devem seguir o texto que eventualmente for aprovado e as normas posteriores.
Até a conclusão da tramitação, a proposta não produz automaticamente a proibição prevista. A restrição somente passaria a valer se o projeto fosse aprovado e convertido em norma, conforme as regras do processo legislativo.
Debate envolve uso de recursos públicos
O centro da discussão é a utilização de recursos públicos na compra de produtos agropecuários. Ao vincular o fornecimento à situação da área produtora, o projeto estabelece que a origem da mercadoria deve ser considerada antes da aplicação do dinheiro público.
A proposta insere o conflito sobre a ocupação de imóveis rurais no debate sobre contratos de fornecimento. Com isso, a administração pública deixaria de analisar apenas o produto e o fornecedor e passaria a considerar também a área de onde a produção foi retirada.
O texto divulgado pela Câmara dos Deputados apresenta a medida como uma proibição de compra pública de produtos agropecuários provenientes de áreas invadidas. A tramitação definirá o alcance final da regra e os critérios que poderão ser utilizados para sua aplicação.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.





