Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Adaf reforça importância da vacinação contra raiva em herbívoros em seis municípios do estado

17 de janeiro de 2024
Compartilhar

A imunização é para bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos dos municípios de Urucará, Urucurituba, Autazes, Santo Antônio do Içá, Tefé e Careiro

Foto: Arthur Castro / SecomO Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), reforça a obrigatoriedade da vacinação contra a raiva em animais herbívoros nos municípios de Urucará, Urucurituba, Autazes, Santo Antônio do Içá, Tefé e Careiro. A medida ajuda a manter a sanidade animal nessas localidades do estado.

Bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos, com idade a partir de três meses, terão que ser vacinados. Os imunizantes podem ser encontrados nas casas agropecuárias credenciadas junto à Adaf, e a vacinação pode ser realizada ao longo de todo o ano.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destacou a importância da vacinação e que a atuação do órgão nos municípios assegurou o combate e controle da doença.  

“É importante ressaltar que, ao não fazer a vacinação, surgem problemas de zoonose e econômicos para o produtor. Nessas localidades, não houve incidência de grande mortalidade devido à atuação da Adaf que desenvolve diariamente essa atividade de proteção e monitoramento. E quando há algum foco de doença, já estamos em atuação no combate e nas orientações”,  destacou Omena.

Conforme a Adaf, a partir deste ano, os municípios de Urucará e Urucurituba entraram no programa de vacinação de seus animais herbívoros contra raiva obrigatoriamente, em cumprimento à determinação da portaria N° 496/2023-ADAF, publicada no Diário Oficial do Estado no final do ano passado.

A medida se fez necessária porque houve um foco de raiva dos herbívoros no município de Urucará em 2023. Seguindo os protocolos do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), a Adaf determinou a vacinação dos herbívoros em um raio de 12 quilômetros a partir do foco. Como parte de Urucurituba está no raio de abrangência, a obrigatoriedade de vacinação foi estendida ao município. Nos municípios de Autazes, Santo Antônio do Içá, Tefé e Careiro a vacinação contra raiva já era obrigatória.

José Omena enfatizou que o proprietário dos animais deverá notificar junto à Adaf a vacinação. “É importante que o produtor rural faça a imunização nas casas agropecuárias e adquira seus imunizantes contra a raiva nos herbívoros. Depois disso, tem de notificar as vacinas em algum escritório da Adaf na sua localidade”, ressaltou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Secretaria de Estado de Educação participa do segundo encontro de 2025 da Renalfa

20 de maio de 2025
Amazonas

Fepiam amplia acesso ao + Crédito Indígena para empreendedores no Amazonas

20 de maio de 2025
Amazonas

FCecon abre inscrições para o Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

20 de maio de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca crescimento econômico durante sua gestão

19 de maio de 2025
Amazonas

SSP-AM realiza 9ª Edição do Curso Nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência

19 de maio de 2025
Amazonas

Projeto de construção do aeródromo de Boa Vista do Ramos avança com apoio do Governo do Amazonas

19 de maio de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas