Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam notifica seis granjas no Amazonas e reforça necessidade de regularização ambiental

24 de maio de 2025
Compartilhar

Ação conjunta com o Batalhão Ambiental visa garantir que a criação de aves esteja em conformidade com a legislação

FOTO: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou seis granjas de pequeno porte, localizadas em Iranduba e Manacapuru (respectivamente, a 27 e 68 quilômetros de Manaus), solicitando a regularização ambiental dos empreendimentos. A ação faz parte da quarta fase da Operação Região Metropolitana, iniciada no dia 15 de maio e concluída neste sábado (24/05).

Em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar, o Ipaam também vistoriou duas granjas licenciadas em Iranduba. O objetivo da operação é assegurar que a criação de aves no Amazonas esteja em conformidade com a legislação ambiental.

FOTOS: Divulgação/IpaamA fiscalização será contínua até que todos os criadores da região sejam notificados e regularizem suas atividades, conforme reforça o Ipaam. Segundo a autarquia, a licença ambiental é fundamental para que os produtores possam, posteriormente, obter a regularização sanitária junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). O Ipaam é o único órgão responsável pelo licenciamento ambiental no Estado.

Sem esse licenciamento, a operação das granjas pode se tornar inviável e irregular. Por isso, o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, reforçou a importância da regularização para o fortalecimento da avicultura no Estado. “Nosso objetivo é garantir que a produção avícola no Amazonas ocorra de forma sustentável, respeitando as normas ambientais e sanitárias. O Ipaam está à disposição dos produtores para orientá-los nesse processo”, afirmou.

Para o coordenador da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam, Marcelo Barroncas, a ação tem caráter preventivo. “As notificações visam orientar os produtores sobre a necessidade da regularização ambiental e evitar penalidades futuras. Também buscamos minimizar os riscos sanitários, como o surgimento de doenças que podem comprometer a produção e a saúde pública”, explicou.

FOTOS: Divulgação/IpaamDispensa de licença

O Instituto esclarece que pequenos produtores, com um plantel de até 10 mil aves de postura e/ou 1.250 metros quadrados de área de confinamento, podem ser dispensados da licença ambiental. Para isso, é necessário formalizar a solicitação diretamente ao Ipaam, por meio do Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental do Estado do Amazonas (Sislam). Após o preenchimento dos documentos exigidos na plataforma e a aprovação, o produtor recebe o Certificado de Dispensa Ambiental.

O Ipaam destaca, ainda, que a regularização ambiental das granjas desempenha papel fundamental na prevenção e controle da gripe aviária e de outras doenças que afetam o setor avícola. Embora a licença ambiental não seja uma medida sanitária direta, ela assegura que as granjas operem com práticas e condições que minimizam riscos à saúde animal e pública.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

10 de julho de 2025
Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

10 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

10 de julho de 2025
Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

10 de julho de 2025
Amazonas

Taxação dos EUA ao Brasil deve ter baixo impacto sobre a ZFM, apontam Sedecti e Sefaz

10 de julho de 2025
Amazonas

Seas reforça proibição do uso do Auxílio Estadual em apostas e prevê penalidades

10 de julho de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas