Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Escola Estadual de Manaus alia música e educação em intervalo cultural

24 de maio de 2025
Compartilhar

Projeto incentiva que alunos compartilhem seus talentos como forma de estimular a assiduidade escolar

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarNos últimos dois anos, professores e alunos da Escola Estadual (EE) Ernesto Pinho Filho, localizada no bairro Nova Cidade, encontraram uma maneira de tornar a presença às aulas das sextas-feiras ainda mais indispensável. Com apresentações musicais envolvendo canto e dança, o projeto “Intervalo cultural”, idealizado pelo professor de Língua Portuguesa, Rodrigo Castro, utiliza o horário do lanche para a realização de verdadeiros shows tanto de alunos, quanto de professores.

Na sexta-feira (23/05), o projeto completou dois anos de existência, com uma programação estendida para a comemoração. Incentivando um protagonismo ainda maior dos alunos na unidade de ensino, a escolha da forma de arte a ser apresentada fica à critério do estudante, e, com a companhia dos colegas de sala de aula, grande parte deles se sentem encorajados a mostrar seus talentos artísticos.

“A partir do momento que eles tocam, cantam, declamam poemas, eles se sentem muito à vontade, o que torna o ambiente leve. Alguns alunos têm o período em que se sentem fadigados com a escola, não querem vir, então o projeto passou a ser um incentivo maior, trabalhou a comunicação, e até mesmo a vontade de estar dentro da escola”, afirmou o professor Rodrigo Castro.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Por estar interligado ao horário em que os alunos têm o intervalo para lanchar, nesta sexta-feira, além das apresentações musicais, a escola também incluiu um momento de degustação dos alimentos que são servidos para os alunos como merenda escolar. Para a diretora da unidade de ensino, Carla Monteiro, o projeto atingiu seu objetivo de tornar a escola o local favorito dos estudantes.

“Os alunos se empenham, vem, ensaiam, eles ficam esperando a sexta-feira para que aconteça o intervalo cultural. Os professores também participam, os professores cantam, dançam, então esse é um projeto muito importante para os nossos alunos e para a nossa busca ativa”, ressaltou a diretora.

Música como forma de expressão

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Durante a tarde, alunos de todas as turmas realizaram apresentações musicais que foram de ritmo gospel a carimbó. A aluna Kamilly Albertina, do 3º ano, ensaiou com as amigas por três semanas para a apresentação ao ritmo de boi bumbá. E a aluna Larissa Gabrielly, 12, do 7º ano, se apresenta desde o primeiro intervalo cultural realizado na escola e conta que sempre gostou de cantar, mas foi graças ao projeto que perdeu a timidez de se apresentar em público. Hoje, conhecida por boa parte dos alunos, ela canta com uma plateia animada.

“Eu me sinto muito bem, é uma forma de como eu me expresso. Eu acho incrível porque às vezes eu também incentivo outras pessoas a cantarem”, declarou a aluna.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

10 de julho de 2025
Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

10 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

10 de julho de 2025
Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

10 de julho de 2025
Amazonas

Taxação dos EUA ao Brasil deve ter baixo impacto sobre a ZFM, apontam Sedecti e Sefaz

10 de julho de 2025
Amazonas

Seas reforça proibição do uso do Auxílio Estadual em apostas e prevê penalidades

10 de julho de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas