Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Seas promove palestras de saúde e nutricionais aos usuários do programa Prato Cheio

10 de abril de 2025
Compartilhar

Ação visa orientar a população sobre alimentação saudável, prevenção da hipertensão e cuidados com a primeira infância

Foto: Divulgação/Seas

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio do Programa Prato Cheio, deu início a uma série de palestras de saúde e oficinas nutricionais, como parte das atividades realizadas pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, nas unidades do restaurante popular. As atividades tiveram início nesta quinta-feira (10/04), no Prato Cheio do bairro Jesus Me Deu, na zona norte de Manaus.

O programa, além de oferecer refeições acessíveis, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Desde o início da sua implantação, o Prato Cheio tem sido um ponto de encontro para a realização de eventos educativos e informativos sobre saúde, abordando uma variedade de temas relevantes, como prevenção de doenças, cuidados com a nutrição e bem-estar.

As palestras e oficinas deste mês englobam dois temas, sendo um deles “O Papel da Alimentação no Controle da Hipertensão”, realizada pelos nutricionistas da Seas, Rômulo Rodrigues e Fernanda Morhy, visando orientar os usuários sobre como combater a hipertensão por meio de uma alimentação saudável, além de oferecer práticas para a redução da pressão arterial e como prevenir complicações.

“Começamos explicando o que é a hipertensão, suas causas e os riscos à saúde; em seguida, discutimos alimentos que aumentam a pressão, como os ricos em sódio e gorduras saturadas. Ao final, fizemos uma relação entre os elementos que devem ser consumidos e aqueles que devem ser evitados”, disse a nutricionista Fernanda Morhy.

Além disso, no decorrer do mês, será realizada uma dinâmica com os frequentadores, onde eles realizarão a montagem de pratos saudáveis. A prática lúdica visa ensinar os participantes a organizar os alimentos para garantir uma alimentação equilibrada. A atividade incluirá explicações sobre os grupos alimentares e seus impactos na saúde.

O segundo tema das palestras deste mês é “Alimentando o Futuro: Saúde e Direitos da Primeira Infância”, que serão realizadas pela assistente social Érica Pinheiro, visando informar sobre os direitos exclusivos das gestantes e os cuidados para o desenvolvimento da criança.

A coordenadora do Prato Cheio na capital, Myriam Simões, destaca a importância de iniciativas como essas dentro das unidades do Prato Cheio, para levar mais conhecimento e capacitação aos beneficiários do espaço.

“A importância de ações como essas é inegável, pois, além do programa servir alimentos para as pessoas em vulnerabilidade, também estamos compartilhando conhecimentos necessários para os frequentadores do restaurante popular. E, assim, transformamos a realidade daqueles que atendemos”, ressaltou.

Fotos: Divulgação/SeasAo longo do mês, as palestras sobre “O Papel da Alimentação no Controle da Hipertensão” serão realizadas nas unidades dos bairros Bairro da União, amanhã (11/04), e Alvorada, no dia 17. E a oficina “Montando o Prato Saudável” será realizada nas unidades dos bairros de Petrópolis, no dia 15, Rio Piorini, no dia 22, e Jorge Teixeira, no dia 25 de abril.

E a oficina com o tema “Alimentando o Futuro: Saúde e Direitos da Primeira Infância” será realizada nas unidades dos bairros do Coroado, no dia 15, Petrópolis, no dia 17, Viver Melhor, no dia 22, e Parque São Pedro, no dia 24 de abril.

Prato Cheio

O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Amazonas

Amazonas mostra protagonismo em inovação e sustentabilidade na etapa Norte do Prêmio Finep de Inovação 2025

24 de setembro de 2025
Amazonas

Em Belém, SES-AM apresenta iniciativas exitosas para ampliar acesso à Saúde na Amazônia

24 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima sanciona Lei do Refis 2025 com desconto de até 95% em multas e juros

24 de setembro de 2025
Amazonas

Durante entrega de viaturas e lanchas blindadas, governador Wilson Lima destaca apreensão recorde de drogas

24 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas faz apreensão de 1 tonelada de maconha na capital

24 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 107 vagas de emprego para esta quinta-feira

24 de setembro de 2025
Amazonas

Semana Nacional do Trânsito: Detran-AM e Abraciclo promovem Pit Stop Educativo

24 de setembro de 2025
Amazonas

De oficinas a exposições, programação gratuita da Primavera dos Museus segue até domingo

24 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas participa da construção do Plano de Transformação Ecológica da Amazônia, em Brasília

24 de setembro de 2025
Amazonas

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito oferece 500 vagas para cursos gratuitos em outubro

24 de setembro de 2025
Amazonas

Adaf participa da 47ª Expoagro com fiscalização, palestras e estande dinâmico

24 de setembro de 2025
Amazonas

Ipaam promove educação ambiental no Bosque Vandete Rocha em atividades para estudantes

24 de setembro de 2025
Noticiário AmazonasNoticiário Amazonas