O evento acontece até quinta-feira, das 8h às 16h, no Sesi – Clube do Trabalhador, na zona Leste de Manaus
FOTOS: Arquivo/Detran-AMO Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), promoveu nesta quarta-feira (24/09), o Pit Stop Educativo para Motociclistas, em Manaus. O Pit Stop, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito, será realizado até a quinta-feira (25/09) das 8h às 16h, no Sesi – Clube do Trabalhador, na avenida Cosme Ferreira, 7.399, bairro São José 1, zona leste da capital.A ação tem como objetivo conscientizar os condutores de motocicletas sobre a importância da pilotagem defensiva, do uso adequado de equipamentos de segurança e do respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para a prevenção de sinistros.Na ação, o Detran-AM oferece, por meio de uma unidade móvel, serviços como licenciamento, transferência de veículo, renovação da CNH e segunda via de documentos.Quem quiser, ainda poderá se inscrever nos cursos disponíveis na Escola Pública de Trânsito, basta preencher um cadastro. Além disso, a Gerência de Educação para o Trânsito oferece orientações, material informativo e atividades com óculos simuladores de embriaguez e drogas.
FOTO: Arquivo/Detran-AM
De acordo com o Diretor Técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, as ações educativas desenvolvidas no evento são importantes na promoção do trânsito seguro. “Convidamos os motociclistas que estejam aqui por perto para participarem das palestras e adquirirem um pouco mais de conhecimento para que a gente possa, no final do dia, alcançar o êxito deles voltarem sãos e salvos para casa”, destaca Waughan.O agente de portaria, Gerley Queiroz, 48, conduz motocicleta desde 2014. Ele foi um dos participantes da atividade de óculos de simulação de embriaguez e drogas. Para o motociclista, a demonstração permitiu perceber a sensação de insegurança e a incapacidade de reagir a uma ação imediata.
FOTO: Arquivo/Detran-AM
“Eu recomendo a todos participar dessa simulação porque ela me deu a realidade de quem usa drogas, de quem bebe uma latinha de cerveja. É importante essa prevenção, essa educação do trânsito”, afirma Gerley Queiroz.O industriário Edilon Carmo, 42, pilota motocicleta há mais de dez anos e já sofreu um acidente viário, o que o leva a valorizar a prevenção.“É muito importante para o motociclista se conscientizar sobre o trânsito mais seguro, porque os índices de acidentes de trânsito estão muito altos em Manaus”, pontua Edilon Carmo.O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, afirmou que o evento reúne conhecimento e conscientização em prol do trânsito mais seguro para a categoria dos motociclistas.“É um evento muito importante na Semana Nacional do Trânsito, em que a gente leva educação e conscientização para aqueles que utilizam a motocicleta. Agradeço à equipe do Detran Amazonas pela parceria, que nos permite alertar os motociclistas sobre a importância de práticas seguras, visando a redução de acidentes”, finaliza Marcos Bento.
FOTO: Arquivo/Detran-AM
Atividades educativasOs motociclistas que circularem pela Avenida Cosme Ferreira, serão conduzidos até a área interna do Sesi Clube do Trabalhador. No local, após assistirem a uma palestra educativa, poderão interagir com diversas atividades de conscientização.O Pit Stop Educativo também é realizado com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Os órgãos promovem atividades como percurso com teste de equilíbrio e velocidade, jogos informativos como jogo da memória, maquete sinalizadora, exposição de equipamentos, orientações, entre outros.