Programa preventivo será ministrado por policiais militares e reforça o compromisso da corporação com a segurança pública e a cidadania
FOTO: Divulgação/PMAM
Em uma iniciativa destinada à prevenção e à educação cidadã, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Prefeitura de Guajará, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a implantação oficial do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas da rede de ensino do município (a 1.476 quilômetros de Manaus).
O Proerd é um programa educacional aplicado por policiais militares em todo o Brasil, com foco em orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e da violência. Em Guajará, o programa atenderá, inicialmente, os alunos do Ensino Fundamental, com aulas semanais ministradas pelo instrutor, sargento Alan Barbosa, capacitado para atuar com metodologia lúdica, interativa e baseada na realidade dos estudantes da região.
O comandante do 9° Grupamento da Polícia Militar de Guajará (GPM), capitão Silva Farias, ressaltou a importância da parceria entre a escola e a polícia na formação de uma cultura de paz:
“O Proerd é uma das maiores iniciativas preventivas do Brasil, e agora está presente em Guajará para fortalecer os laços entre a Polícia Militar e a comunidade, promovendo conscientização, segurança e cidadania desde a infância”, ressaltou o comandante do 9º GPM.
FOTO: Divulgação/PMAM
De acordo com a secretária municipal de Educação, Izete Oliveira, a implantação do programa representa um avanço importante na formação cidadã dos jovens:
“Com o Proerd, oferecemos mais do que conteúdo escolar, proporcionamos um ambiente de diálogo, respeito e fortalecimento de valores que ajudarão nossos alunos a fazerem boas escolhas no presente e no futuro”, destacou a secretária.
Além das aulas em sala, o programa também estimula o envolvimento das famílias e da comunidade escolar. Ao final do ciclo, os estudantes participam de uma cerimônia de formatura, onde recebem certificados e reafirmam seu compromisso de dizer “não” às drogas e à violência.