O Plano está sendo discutido pelos nove estados da Amazônia Legal
Foto: Rafaelle Silva – SECOM/CAL
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram, nesta terça e quarta-feira (23 e 24/09), da Oficina de Construção do Plano de Transformação Ecológica da Amazônia, realizada em Brasília. O encontro reuniu secretários e equipes das áreas de Planejamento e Meio Ambiente para validar os próximos passos da agenda estratégica para a região.
Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, a secretária Sônia Gomes participou do encontro ao lado da secretária executiva-adjunta da Sema, Fabrícia Arruda, que destacou a importância da iniciativa. “É um plano de transformação ecológica que já existe, é um plano do governo federal. Agora será um recorte para os novos estados da Amazônia Legal. Isso é extremamente importante para nós apresentarmos na COP30, porque vai estar com a cara da Amazônia e, mais que isso, vai facilitar a nossa captação de recursos”, enfatizou Sônia.
A secretária-executiva adjunta da Sema, Fabrícia Arruda, explicou que esse instrumento deve considerar o bem-estar e o bem viver das pessoas que cuidam e defendem a floresta, para que essa transformação na bioeconomia seja alcançada plenamente. “O Plano está sendo discutido pelos nove estados da Amazônia Legal. Nós da Sema e da Sedecti estamos trabalhando para que o desenvolvimento sustentável almejado pelo Brasil inclua, de forma ampla, o estado do Amazonas, das populações urbanas às comunidades tradicionais”, destacou.